Translate

sábado, 2 de julho de 2011

Olá Anônimo,
Obrigado pelo comentário e pela oportunidade de esclarecer mais.
Em ciência bem como no resto da vida é bom ter prudência e vê-se que vc não tem prudência nem ciência. Como vc sozinho não entende o que tá escrito, vc precisa de uma ajuda especial e é isso o que vou fazer. Eu NÃO disse que o Molion falou em fim do mundo! Sou eu quem diz que ele “sabe” quando e como vai ser o fim do mundo, isso vc não entendeu, uma coisa tão simples...
Como vc não leu meu blog inteiro nem meu outro artigo indicado (em inglês) para vc conhecer mais, assim vc não adquiriu prudência (já que esta não deve ser virtude sua) no assunto para vc não sair arrotando por aí. Vc não viu e não entendeu, por exemplo, o tanto de erros absurdos e elementares que mostro que os empíricos cometem, incluindo o Molion, que dependem exclusivamente de dados experimentais. Esses empíricos apenas e tão somente pegam dados anteriores (muitas vezes apenas suposições, como no caso das temperaturas do gelo ancestral onde só o gelo é ancestral, as respectivas temperaturas não são ancestrais) e suas variações e apesar de tantas incertezas supõem que os mesmos “dados” vão se repetir no futuro identicamente e com data e hora marcadas e foi isso o que o Molion fez e que vc chama de “mostrar dados”. Ele quer adivinhar o futuro, assim como fazem aqueles a quem ele se contrapõe, mas adivinhação não é ciência. Ridículo!!! Esse tipo de coisas não tem condições nem capacidade nem ciência de comprovar que o Homem interfere nem que ele não interfere no clima. Por coisas assim é que a população, incluindo vc e os próprios meteorologistas ficam na maior confusão sem saberem por onde ir.
Não, nós não controlamos a temperatura nem o clima, mas podemos sim interferir no clima e, como conseqüência, em alguma temperatura atmosférica, mas NÃO é do jeito que todos eles dizem, com Molion ou sem Molion. Além disso, sempre tenho dito que as alterações são mais locais ou regionais do que globais, por isso não existe um aquecimento que seja global. Vc tb leu mas não enxergou que eu disse que prefiro falar mais em interferência do que em aquecimento. Vc tb leu mas não enxergou que pode sim existir um aquecimento atmosférico mais amplo do que local, mas são necessários vários outros parâmetros atmosféricos para podermos sim constatar um aumento do efeito estufa e não simplesmente através da temperatura e do CO2, como ingenuamente supõem eles. Eles não têm um entendimento ou conhecimento completo do assunto e, naquilo que têm, ainda proferem absurdos.
Quando a gente analisa as coisas à luz da ciência correta, a gente encontra sim responsabilidade de certas atividades humanas, mas não do jeito que dizem, pois o tal aquecimento global como dizem, entre outras coisas, não causa catástrofes climáticas, os ventos, por exemplo, diminuem. A questão é de outra maneira! Foi me deparando com alguns dos absurdos deles, que nem se pode chamar de científicos, que descobri e registrei o NOVO CICLO HIDROLÓGICO, através do qual fica fácil entender como se dá a interferência humana nos ciclos naturais. Por exemplo, em Brasília ou outro lugar seco, é comum as pessoas colocarem bacias com água no quarto para umidifcar o ambiente. Pronto, quem fez isso já mudou o clima daquele quarto! Lá fora é a mesma coisa, só que com mais detalhes e mais potência do ser humano através de sua industrialização e suas termelétricas, principalmente. Como resumo do novo ciclo, o ser humano está jogando mais e mais rapidamente água, calor, partículas e gases do chão para cima, então, com isso está formando mais nuvens, mais chuvas, maior efeito estufa e alterando os ciclos e as condições climáticas naturais daquelas que existiam sem a presença de certas atividades humanas. E o CO2 não tem a principal participação nesse processo, pois é o vapor d’água o principal gás de efeito estufa e de longe exerce maior influência do que a do CO2. Por exemplo, o vapor d’água é responsável por cerca de 94% da temperatura ambiente média, enquanto o CO2 é responsável por cerca de apenas 4%. Além disso, não há um aquecimento que seja global e os efeitos que relatei são variáveis de lugar pra lugar no planeta e podem não ser definitivos, pois tudo pode se modificar bem como há soluções.
E como saber onde há tais problemas? Para isso é preciso ter uma resposta cientifica e não como esses “p.... loca” que ficam apenas pegando dados empíricos do longínquo passado (na verdade, suposições!) e ainda achando (“achismos”) que tudo vai se repetir tal e qual e dizendo que tudo é global e homogêneo, sem provarem nada, absolutamente nada, apenas falam à toa e agem como adivinhos, sem base científica alguma. Por isso, criei o inédito método cientifico que é capaz de dizer se cada lugar do planeta está ou NÃO submetido ao chamado aquecimento global. É aplicando ciência que se encontra as verdadeiras respostas e não supondo coisas, como eles que querem descobrir em flutuantes números qual é a participação do Homem e qual a da natureza. Assim nunca vão encontrar a resposta, nunca vão a lugar algum, nunca vão chegar a um acordo, porque tais dados não revelam claramente princípio físico algum. E há suficientes dados tanto para um lado como para o outro.
Usando princípios, que valem sempre, também provo física e matematicamente que tornados e furacões NÃO são fenômenos naturais e sim produzidos por fontes de calor e de poluição de alta potência, como as termoelétricas, que aumentam os ventos, ou seja, são condições nada naturais bem como são locais ou regionais e não globais e, basta cessar essas fontes ou reprogramá-las, que os efeitos cessam. No meu blog explico mais sobre isso. Por isso e muito mais, credito a eles muita ignorância científica e não “conspiração” como alguns dizem, pois enquanto fizerem tudo errado a conspiração está descartada por questões de lógica, embora como consequência de suas incertezas e do poder da mídia, terceiros podem usar seus resultados política e economicamente.
Quer mais?? Sim, tenho muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito mais para esclarecer. Em caso de qualquer dúvida, por favor, não hesita em perguntar, mas sem presunção, por favor.



Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem              "- Professor, a Terra vai aquecer ou esfriar?"

Que fim do mundo???? Quando o prof Carlos Molion falou em fim do mundo??? E só para constar, ele mostrou dados que comprovam que o HOMEM NÃO INTERFERE na temperatura global, é ridículo imaginar que poderíamos fazer isso. Nós NÃO CONTROLAMOS a temperatura. Vai dizer que acredita no derretimento das calotas polares também????

4 comentários:

daniela disse...

pROF.SARTORI, PESQUISANDO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL, ENCONTREI SEUS ARTIGOS, ME ESCLARECEU MUITO, POIS NAS ¨FESTAS¨EM FAMILIA QUANDO SURGE ESTE TEMA, EU BRINCO DIZENDO, AINDA BEM QUE É AQUECIMENTO IMAGINE SE FOSSE ESFRIAMENTO, RSRS...pORQUE TEM FEITO MUITO FRIO EM sÃO pAULO....MAS MINHA PERGUNTA É SOBRE O TAL PLANETA QUE DIZEM SE APROXIMA DA TERRA, ELENIN, NIBURO!! O QUE O SENHOR ACHA?sERÁ MESMO, DIZEM QUE JÁ ESTA SENDO AVISTADO PELA NASA MAS NÃO DIVULGAM PARA NÃO CRIAR PANICO, É CIENTIFICO ESSE FATO? SUA RESPOSTA IRÁ ME AJUDAR, POIS TEM MUITA COISA NA INTERNET, QUE NOS DEIXA ASSUSTADOS.MUITO OBRIGADA.

Sartori disse...

Olá, Daniela,

Obrigado pelo comentário.

Em primeiro lugar, eu gostaria aproveitar o “gancho” para falar um pouco sobre percepções em relação a aquecimentos/esfriamentos do clima. É comum pessoas dizerem: ‘Ah, naquela época era + quente”, “naquela época era + frio”. Tais percepções não garantem q em tais épocas o clima global era d fato + quente ou + frio, pois alem d subjetivas são especificas e localizadas e são necessárias muitas medições reais d ampla abrangência pra termos 1 noção do comportamento das temperaturas em certa época e local. Além disso, as variabilidades naturais dependem de muitos fatores. E, mesmo muitos números d temperaturas maiores ou menores não garantem, q ha influencia do Homem no clima, pois não é dessa forma empírica q a interferência humana pode ser identificada. Adicionalmente, olha só o caso q ta acontecendo, aqui mesmo no Brasil. Enquanto quase todas as regiões do país, mais no litoral, estão c/ muita chuva, no Centro-Oeste tem seca. Então, daqui a muito tempo, um morador do Centro-Oeste dirá: “Ah, naquela época (2011), o clima era muito seco”, enquanto q um residente do litoral dirá: “Ah, naquela época (2011), o clima era muito chuvoso”, ambos falando isoladamente e sobre a mesma época.

Qto ao cometa Elinen seria bom vc falar com um astrônomo, pois ele tem dados d telescópio e outras infos e assim vc poderá acompanhar a evolução da trajetória. Mas, vou procurar te ajudar um pouco. De vez em qdo aparecem cometas q se “aproximam” da Terra (sempre ficam a milhares de km), mas seguem seu rumo. Tudo indica q com o Elinem é o mesmo caso.

Visitei a pg da NASA e ali tem boas infos. Vou traduzir algumas partes do texto.

“Você pode ter ouvido os noticiários dizerem: o cometa Elenin está chegando à parte interna do sistema solar no próximo outono (aqui, primavera). O cometa Elenin foi detectado por Leonid Elenin, um observador de Lyubertsy, Rússia, em 10/12/2010. Na hora do descobrimento, o cometa estava a cerca de 647 milhoes de km da Terra. Nos últimos 4 meses e meio, o cometa tem – como todos os cometas fazem – se aproximado da Terra. Em 4 de maio, a distancia do Elenin era de cerca de 274 milhoes de km.

O cientista Don Yeomans da NASA diz que os cometas que vêm de longe e entram no nosso sistema solar fazem longos, majestosos e velozes arcos através do nosso sistema solar, iluminam o céu da noite e vc pode vê-los a olho nu. Mas, não o Elenin. E agora ele parece ser muito fraco. Vc precisará de um bom binóculo, céu claro e um lugar escuro e isolado para vê-lo, mesmo na noite + brilhante.

O cometa Elenin deverá estar no seu momento + brilhante logo antes d sua menor distancia da Terra em 16 de outubro deste ano. No seu ponto + próximo, ele estará a 35 milhoes de km de nós. O cometa Elenin não encontrará nenhum corpo escuro que pode perturbar sua orbita, nem ele irá nos influenciar em qualquer maneira aqui na Terra e ele não ficará + proximo da Terra do que 35 milhoes de km, disse Yeomans.

O cometa Elenin nao somente estará bem longe, mas ele também é um dos cometas de menor importância em tamanho e aparencia. E cometas não são os + densos objetos. Eles têm uma densidade de alguma coisa como uma sujeira gelada empacotada. Assim, vc terá uma bola de sujeira gelada que não ficará mais próxima do que 35 milhoes de km, disse Yeomans.

Mais infos sobre asteróides e objetos próximos da Terra em

http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch e no Twitter em @asteroidwatch.

D.C. Agle
818-393-9011
agle@jpl.nasa.gov”


O endereço do original é:

http://www.nasa.gov/topics/solarsystem/features/
comet20110504.html

Espero ter podido te ajudar 1 pouco. Tá + tranquila agora? Alem disso, na vida tem 1 coisa: se o problema tem solução, pra quê se preocupar? Se o problema não tem solução, pra quê se preocupar? Abraços.

Alice disse...

fugindo um pouco do foco:
existem hipóteses que a maior incidência de abalos sísmicos é consequência da prospecção de petróleo.
primeiramente, existe realmente pesquisas que provem que os abalos sísmicos têm aumentado nos últimos anos? segundo, teria ligação a retirada de um tipo de "óleo amortecedor", que no caso estaria absorvendo alguma energia decorrentes das pressões da crosta,com a incidência de abalos sísmicos?
ps: não estou questionando se todos os abalos são por esse motivo,mas a maioria.
não sei se saberá me responder, mas é uma curiosidade.
(desculpa sair do foco de "aquecimento global" aqui)
obrigada.

Sartori disse...

Olá Alice,

Obrigado pelo comentário.

Terremotos não fazem parte de meu interesse científico, mas, vou contar uma experiência que vivi com um terremoto (ou leve abalo sísmico), no Brasil!

Na década de 80 eu estava na Paraíba e, num belo dia, ou melhor, numa bela noite de sono de madrugada, a cama começou a balançar muito, com muita agitação. Me acordei e levei um susto e, mesmo acordado, os abalos continuaram. Me senti como se eu estivesse sobre um lençol que alguém sacode vigorosamente e que forma aquelas ondas no tecido. Um tapete voador desequilibrado!

De manhã, quando acordei, fiquei pensando se aquilo teria sido um sonho. Mas, todo mundo ficou comentando, então, não foi só no apto que eu estava. Dias depois surgiu a notícia de que aquilo teria sido provocado por poços de petróleo que estavam sendo perfurados no Rio Grande do Norte, na divisa com a Paraíba.

Alguns dias depois percebi uma fina rachadura nos azulejos da cozinha do apto em que eu estava.

A cidade de João Câmara, no RN, é famosa por apresentar frequentes abalos sísmicos.

Abraços