Translate

sábado, 28 de julho de 2018


PROVAS “INEQUÍVOCAS”... DA PSEUDOCIÊNCIA

Estamos acostumados a ver e ouvir pela mídia as costumeiras afirmações taxativas da pseudociência de que os corais dos oceanos estão se tornando brancos por causa do aquecimento global causado pelo gás carbônico. Mas, vejam só, agora apareceu um estudo (Downs et al 2016) que mostra que bronzeadores e óleos usados por banhistas, atletas e mergulhadores estão branqueando os corais dos oceanos.

Igualmente, sempre vemos a TV e a mídia em geral mostrando aquelas enormes geleiras da Antártica se desprendendo e isso sendo imediatamente relacionado ao aquecimento global causado pelo CO2 e apavorando todo mundo. Mas, vejam só novamente, aos poucos as coisas vão se revelando como de fato são e com as linhas que sempre coloquei: uma descoberta feita por Loose et al (2018) mostra que abaixo da geleira conhecida como PIG (Pine Island Glacier), a geleira da Antártica que mais rapidamente se derrete e de onde se desprendeu aquele enorme iceberg em 2017 e sobre o qual na época eu disse e escrevi neste blog que o problema era físico e não do aquecimento global, existe uma fonte de calor vulcânica que faz derreter as geleiras. Pois é, até agora todo esse derretimento era por causa do CO2... 

E se não houvesse desprendimentos e derretimentos de geleiras da Antártica por causa das variações de temperaturas regionais existiriam geleiras até no Nordeste brasileiro. No século XX o gelo das costas da Antártica aumentou 30%!