Translate

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

HORÁRIO DE VERÃO


Saiu a notícia de que o governo cogita acabar com o horário de verão, pois um estudo do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e do Ministério de Minas e Energia concluiu que tal política pública traz efeitos "próximos à neutralidade" com relação à economia de energia elétrica. 
Há anos venho analisando tecnicamente o horário de verão e sempre verifiquei que esse horário não traz nenhuma economia de energia, ao contrário, causa aumento de gastos com essa energia. Claro que o governo não vai dar o braço a torcer e dizer que o horário de verão gera prejuízos, mas dizer que os efeitos são "próximos à neutralidade" já está de bom tamanho. 
Por causa dessa nova e inesperada notícia estou reproduzindo o link do meu artigo e análise mais recente sobre o assunto, onde vemos claramente que tal horário aumenta o consumo e é, portanto, tecnicamente pura enganação. Espera-se que isso seja de fato corrigido, pois além do aumento de gastos esse horário ainda causa muitos transtornos para quem precisa acordar cedo e ainda andar por ruas inseguras.  


Não terá sido este estudo a esclarecer as mentes e esse resultado do governo, pois até então o governo só "arrotava" vantagens do horário de verão e não abria mão disso?  

Nenhum comentário: